As 9 atitudes de mindfulness foram desenvolvidas por Jon Kabat-Zinn.
Essas atitudes mentais servem como pilares para a prática de mindfulness, e podem nos auxiliar em nosso dia a dia. São elas:
Não Julgar
Adotar uma postura de observar os eventos, pensamentos e emoções como eles são, sem os rotular ou criticar.
Paciência
Nos auxilia a respeitar o tempo natural das coisas sem apressar nem atrasar os processos internos e externos, compreendendo que, por vezes, as coisas não acontecem exatamente quando gostaríamos que acontecessem, mas sim no seu próprio tempo.
Mente de Principiante
Adotar a postura de quem vê tudo como se estivesse vendo pela primeira vez, sem expectativas, pressupostos ou ideias preconcebidas, com uma postura de abertura e curiosidade gentil.
Confiança
Desenvolver a confiança em si mesmo, nos próprios sentimentos, na sua própria intuição.
Não Esforço
Permitir-se apenas estar no aqui e agora, atento e observando o que está presente, sem buscar atingir algum objetivo ou recompensas imediatas.
Aceitação
Não se trata de uma resignação passiva, mas sim reconhecer o que já está presente e, a partir daí, de maneira consciente, identificar com sabedoria quais as escolhas possíveis.
Deixar Ir ou Soltar
Perceber pensamentos, emoções e sensações presentes e permitir que eles passem, em vez de se apegar a eles ou de tentar segurá-los.
Gratidão
Desenvolver uma consciência das coisas positivas, grandes ou pequenas, que acontecem à nossa volta e dentro de nós e que, por vezes, nem percebemos. Cultivar apreço pelo que já temos ou experimentamos.
Generosidade
Praticar a doação, não apenas de algo material, mas de atenção, tempo, cuidado e compreensão. É um movimento que nasce de uma mente aberta e de um coração compassivo.
Essas atitudes contribuem para uma prática de mindfulness mais sólida e significativa, ajudando-nos a vivenciar o momento presente com mais clareza, equilíbrio e compaixão.
Comentários